quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ganha-se o espaço e perde-se o espaço!?!


Ganha-se o espaço e perde-se o espaço!?!?!?...
É assim que percebo o decreto assinado pelo Prefeito Márcio Lacerda proibindo,vetando,limitando,...sei lá o quê porra é essa, que passa na cabeça dessa gente(!), o uso da Praça da Estação de Belo Horizonte para manifestações culturais e artísticas. Lamentável!
No dia 16 de Janeiro, sábado, num ato de consternação contra esse decreto (decreto 13.798/09, editado pelo prefeito Márcio Lacerda, que proíbe a “realização de eventos de qualquer natureza na Praça da Estação, nesta Capital”), a sociedade civil e a classe artística se organizaram e fizeram uma manisfestação contra esse absurdo.
Artistas, pessoas comuns ocuparam a praça trazendo instrumentos,cadeira de sol, farofa...ocupando o espaço durante todo o sábado. É realmente um absurdo esse deccreto! Arbitrário! E a classe artística que hoje são organizadas em várias associações e cooperativas,e que utilizam sempre de maneira saudável o espaço que antes se encontrava abandonado e repleto de vagabundos, marginais (por que não assinou decreto contra isso?!?!?!?),não fora consultada e levada ao conhecimento da sociedade civil??
Olhe ,com todo respeito ao nosso elegido: Não dá!! Não tem condições isso!!
Daí vem mais uma incompatibilidade de ação. E então? O decreto é contra a arte ou a aglomeração pública?

Particularmente, não recebi em minha casa ou ouvi nos órgãos de comunicação, ou distribuição de panfletos de nenhuma convocação, orientação de nada e pra nada!! Aí vou pensar que vocês estão rindo do meu cabelo!!

A politíca de revitalização de espaços públicos também passa pela saudável criação de espaço cultural e de manifestação artística em que, a sociedade civil tem o direito fruir ,e o estado o dever de dar condições ao acesso do povo aos bens culturais.

Por isso é que se forma uma sociedade ignorante e amistosa,que não interage com o espaço público de maneira saudável, chegando até a deteriorização do mesmo. Tornando-se apenas, um corredor de trabalhadores que vão do trabalho pra casa e da casa pro trabalho. Como se o povo não carecesse de espaço pra trazer suas famílias, conhecer novos artistas da terra e de todo o Brasil.
O que será que passa na cabeça de um cidadão eleito (forçadamente, por que estávamos entre o "ruim demais x pior ainda") pelo povo e nem sequer, pensa no lazer e no entretenimento e na função cultural que a revitalização da praça beneficiaria, tanto a cidade quanto a sociedade? Fico a pensar e a indagar,será que o nosso prefeito gosta de arte?

Neste sábado,22,tem mais manifestação na praça! Vamos lá por que perder esse espaço pra ignorância e a falta de sensibilidade dos outros,não dá! É o mesmo esquema: levar instrumento, bronzedor, cachorro, papagaio, sogra,etc!! Chego depois das 10h,ok?
Até sábado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário