terça-feira, 20 de outubro de 2009

Salve Wilson Moreira


Por simpatia e admiração,tenderia a gostar de Wilson Moreira. Coisa familiar,sinto. É mais um grande compositor do samba brasileiro .Sou Moreira por parte de pai.
Dia desses fui ao Samba do Trabalhador,aqui de BH. Roda comandada pelo meu cumpadre e aspirante a cunhado,Fernando Bento, Paizinho do Cavaco, Fabinho do Terreiro e os seus comparsas e com ilustre e fina participação de Gustavo Monteiro. Cheguei lá,no Pizza Bar, a pretexto de divulgar um show meu com a Dona Ivone Lara na semana seguinte. Aproveitando do tempo chuvoso dei uma esticada,pedi pro garçon uma tônica com limão e gelo( 50 centavos à mais por duas pedras de gelo degelada,enfim...). Muitos sambas. De surpresa dei uma canja.Pedi lincença e cantei dois sambas meus. Voltei e tomei mais outras tônicas. Nesse dia o grande Wilson Moreira estaria lá,participando da roda e cantando aqueles sambas maravilhosos,clássicos do nosso cancioneiro popular.

Ansioso demais pela chamada do Wilson eis que o Fabinho o fêz: "Wilson Moreia!!!"
Daquele momento em diante foi sublime tudo. Começou com a dobradinha mais entrosada da MPB: Nei Lopes e Wilson Moreira. "Gotas de Veneno", "Gostoso Veneno", "Morrendo de Saudade", "Senhora Liberdade",..."Meu Apelo" (essa quase me mandou pra Blitz do Candinho! Sufoco!!)...Daí a gente pára e começar a pensar,a passar um filme na cabeça da gente. Pra nós que somos compositores e que estamos no início da coisa e, escutando aqueles sambas todos...tantas vozes ali sendo reconhecidas naquelas palavras,sons... E uma coisa chama atenção nele e em tantos outros que tive oportunidade de trabalhar: o olhar simplório sobre as coisas,sobre a vida. As palavras e música juntas engedram ,nesse caso, em perfeita harmonia com o todo. A poesia, a malandragem tudo ali. Mais um samba,um após o outro...e é nesse embalo que fomos pela noite conduzidos pela pura palavra de um poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário